Ecoturismo no Brasil

Você é amante da natureza? Conheça os melhores destinos para o Ecoturismo

Sair da rotina estressante dos núcleos urbanos e curtir os momentos de prazer, repouso, diversão e aventura, que a natureza pode oferecer. Esses são alguns dos motivos que colocam o ecoturismo em grande expansão em todo o mundo. E engana-se quem pensa que se trata de uma modalidade exclusiva para adultos.
Em todo o mundo, existe uma grande variedade de atividades no ecoturismo, sendo que todas as faixas etárias podem participar de algumas delas. Observar a fauna e a flora em parque ou uma palestra sobre educação ambiental, por exemplo, caracterizam atividades do turismo ambiental.
Para quem gosta de se aventurar, há destinos que oferecem boia-cross, arvorismo, tirolesa, canyoning, trekking, rafting, asa-delta, balonismo, cicloturismo, trilhas ecológicas, mergulhos, entre outras atividades.
Graças à grande extensão territorial, riqueza incontestável da flora e da fauna e grande patrimônio histórico-cultural, o Brasil é um dos principais destinos para quem pretende praticar o ecoturismo, com grande leque de atividades.
Listamos abaixo alguns destinos imperdíveis para quem curte momentos incríveis na natureza

Ecoturismo no Brasil

Ecoturismo na Amazônia

Quer uma experiência diferente? Uma ótima opção é escolher um dos hotéis no meio da selva nos entornos de Manaus – que exige uma travessia de pelo menos 40 minutos de barco, o que, por si só, já é uma aventura.
Passeios em aldeias indígenas, trilhas para ver animais típicos da região (como as formigas gigantes) e ninhos de passarinhos, além de passeios de barco para observar o famoso encontro das águas dos rios Negro e Solimões (e se deparar com piranhas e jacarés), são as principais atrações turísticas da região.
Evite o período de dezembro a março quando chove muito na região.

Ecoturismo em Foz do Iguaçu

Uma das paisagens naturais mais incríveis do mundo, Foz do Iguaçu é o conjunto de 275 quedas d’água, que chegam a 90 metros de altura. A beleza está por todos os lados e o contato com a natureza está presente em todas as atividades.
Há trilhas ecológicas (como as da Usina de Itaipu, em que é possível encontrar quatis e outros pequenos animais que vivem soltos) e passeios de bote para chegar pertinho das quedas d’água.
Vale também fazer também uma visita ao lado argentino das Cataratas, no Parque Iguazú.
E, ao contrario de quem escolher ir para o Amazonas, prefira viajar no verão, quando chove mais e a vazão das quedas d’água das Cataratas do Iguaçu é mais forte.

Ecoturismo no Brasil

Ecoturismo na Chapada Diamantina

Considerado o melhor destino para o ecoturismo no Brasil, a Chapada Diamantina tem o trekking como seu grande chamariz, além de maravilhosas cachoeiras. Por lá, há atrações para preencher uma semana tranquilamente. Atente ao Vale do Capão: o lugar é lindo!
Os principais atrativos desse destino são conhecer cavernas, visitar cachoeiras e subir morros para aproveitar a vista de tirar o fôlego de toda chapada.

Ecoturismo em Brotas

Hotéis e parques oferecem atrações de aventura como: arvorismo, tirolesa, caiaque, escalada, rapel, arco e flecha, piscina, pesca e tobolago e até mesmo rafting ou floating em trecho do rio Jacaré-Pepira.
Não podem faltar os passeios para as cachoeiras da região, além de tirolesas e passeios de quadriciclo.

Ecoturismo no Pantanal

Amanhecer com o canto dos pássaros, contemplar animais selvagens e observar um colorido pôr do sol em um horizonte aberto são algumas das atrações que até mesmo as crianças irão adorar!
É durante o período de cheia que o Pantanal apresenta sua verdadeira identidade: a maior planície alagável do mundo. Para tiver um tempinho a mais e quiser desfrutar de mais belezas e atividades, vale dar uma esticadinha em Bonito.

Apesar de, no Brasil. o crescimento dessa vertente do turismo apresentar uma média maior que a mundial – o ecoturismo apresenta expansão de 30% ao ano no país, enquanto a média mundial é de 8% ao ano – existem excelentes lugares em todo o mundo para viajar e curtir a natureza.

Ecoturismo no Brasil

Ecoturismo no Deserto do Atacama

O Atacama, que na língua cunza significa “cabeceira do país”, possui uma extensa área desértica entre as águas frias do Pacífico e as monumentais cordilheiras dos Andes.
Os vales da Lua e da Morte são os dois destinos turísticos mais procurados e onde é possível assistir ao maravilhoso espetáculo do pôr do sol.

Ecoturismo em Machu Picchu

A cidade perdida dos incas, como Machu Picchu é apelidada, permaneceu oculta durante cinco séculos, até ser descoberta de forma casual, em 1911.
A região montanhosa é cercada por vales e fica a mais de dois mil metros acima do nível do mar. Além das paisagens inesquecíveis, a viagem rende passeios de trem, trilhas e visita a templos construídos pelos incas.

Ecoturismo no Brasil

Ecoturismo na Patagônia

O desafio por lá é se acostumar com o frio, mas uma vez adaptado às baixas temperaturas, a Patagônia lhe proporciona um mundo de esportes radicais.
Cada destino oferece uma infinidade de propostas para que se possa desfrutar ao máximo a natureza. Além do esqui, trilhas, montanhismo, trekking, rafting, caiaque, cavalgadas, mountain bike, escaladas e corridas de aventura são algumas das atividades que se apresentam em os diferentes e espetaculares paisagens.

Ecoturismo na Nova Zelândia

Um pouco mais distante do Brasil, a Nova Zelândia tem o esporte radical como sua principal atividade econômica. Não é para menos! O país tem extensas paisagens, com montanhas nevadas, rios, lagos, vales, florestas e fiordes, o que possibilita a prática dos mais variados tipos de esportes.
Começando pelo surf, modalidade que não pode faltar nas águas neozelandesas, ainda é possível fazer grandes caminhadas em matas fechadas, voos de asa delta, bungee jump, entre outras opções.
Em especial, a cidade de Queenstown é considerada a capital dos esportes de natureza, e tem fauna e flora imperdíveis.


Receba promoções de passagens aéreas assim que elas são lançadas