Primeira Viagem de Avião

Dicas para primeira viagem de avião

Check-in, portão de embarque, esteira de bagagem, escala conexão… o mundo dos aeroportos ainda é uma experiência um pouco complicada, até mesmo para quem já voou algumas vezes. Por isso, preparamos um guia com as principais informações que você precisa ter para fazer sua primeira viagem aérea sem dificuldade e com sucesso!
Confira e boa viagem!

Seu kit de viagem

A escolha das roupas e calçados é bem importante. Escolha peças confortáveis para usar no dia da viagem e sempre leve um casaco a bordo (para se proteger do frio do ar-condicionado). Leve chicletes. Na hora do pouso e da decolagem, algumas pessoas sentem dor de ouvido e quando isso ocorre simular bocejos ou mascar alguma coisa ajuda a aliviar o desconforto. Costuma sentir enjoos? Leve um remédio próprio para o incomodo. Relaxar e respirar pausadamente também ajuda a diminuir a sensação de náusea.

Dicas para primeira viagem de avião: Separe o documento necessário para viagem

Para viagens nacionais, os documentos aceitos são: RG, carteira de motorista, passaporte nacional ou a carteira de trabalho, originais ou cópias autenticadas. Em viagens internacionais, é necessário apresentar o passaporte com o visto do local a ser visitado (se o país exigir) e comprovante de vacinas específicas (também se o país de destino exigir). Em qualquer que seja a viagem, deixe os documentos sempre a mão, pois eles serão pedidos mais de uma vez.

Embarcando

Que horas eu devo chegar ao aeroporto?
Isso é uma informação muito importante, pois é preciso chegar com bastante antecedência. Para viagens nacionais, o ideal é chegar ao aeroporto pelo menos uma hora antes do horário do voo para poder realizar todos os procedimentos sem correria. Para voos internacionais, chegue com no mínimo duas horas de antecedência. Parece muito tempo né? Mas ao descumprir essas recomendações, você corre o risco de perder o voo, mesmo que o embarque ainda não tenha começado.

Como faço o check-in?

O check-in é simplesmente o ato de se apresentar com o documento de identificação para a sua viagem. Para isso, ao chegar ao aeroporto, procure pelo balcão de embarque da companhia aérea em que irá viajar. Se possível, leve o bilhete da passagem aérea emitido no momento da compra.Se você estiver com mala grande, esta é a hora de entregar sua mala para o funcionário, que irá pesar e despachar sua bagagem para dentro do avião. Em seguida, você receberá o cartão de embarque com informações sobre o seu voo. Guarde bem este papel, pois somente ele garante sua entrada no avião. Pra falar a verdade, está é a melhor das dicas para primeira viagem de avião.

Como embarco no avião?

Depois de fazer o check-in, você deve se dirigir ao local onde são feitos os embarques. Fique atento, pois geralmente há um salão para Embarque Doméstico (voos dentro do Brasil) e outro para Embarque Internacional (voos para o exterior). Na porta da sala você será obrigatório passar pelo detector de metais (lembre-se de tirar todos os objetos metálicos do boldo e colocá-los junto com bagagem de mão na esteira do raio-X). Após ser liberado, procure pelo portão de embarque e aguarde o comunicado de embarque imediato que será feito pelo alto falante. Já dentro do avião, encontre sua poltrona (que está marcada no cartão de embarque). Acomode seus pertences no compartimento de bagagem de mão, sente-se, afivele seu cinto de segurança e aguarde as instruções dos comissários de bordo.

Desembarcando

Ao chegar ao seu destino, é hora de sair do avião (se você colocou algum pertence no compartimento de bagagem, não se esqueça de pegá-los antes de descer da aeronave). Para pegar a bagagem que foi despachada na hora do check in, você deve ir até ao saguão de desembarque e procurar pela esteira assinalada com o número do seu voo (geralmente, um telão em cima de cada esteira informa qual é o voo referente às bagagens que estão passando). Se tiver dúvida, basta seguir as pessoas que estão desembarcando com você. Fique de olho até aparecer a sua mala e, antes de pegá-la, confira se é mesmo a sua. Se não conseguir pegar sua bagagem na primeira vez, não se preocupe. Ela passará de novo.

Informações importantes

Qual a diferença entre escala e conexão?
Dependendo para onde você está indo, alguns voos podem ser diretos para o destino escolhido ou ter conexão ou escala em outras cidades.

• Conexão – o passageiro desembarca da aeronave em uma cidade e embarca em outro avião rumo ao destino final. Nesses casos, siga sempre as indicações dos agentes aeroportuários.
• Escala – o avião aterrissa em uma ou mais cidades antes do destino final, para desembarque e embarque de outros passageiros. Porém, não é preciso que você deixe a aeronave, uma vez que o seu destino é a parada final daquela viagem.

O que faço com as minhas malas em voos com conexão?

Esta é uma dúvida muito comum e não há uma regra fixa. Normalmente você só ira pegar as malas que foram despachadas no aeroporto do destino final, mas há casos em que se retira na conexão para se despachar novamente. Na hora do check-in, a companhia aérea informa ao passageiro onde ele irá retirar a mala.

Essas dicas vão te ajudar a se sentir menor perdido antes e durante a sua viagem. Mas, se na hora tiver alguma duvida, não é vergonha alguma buscar informações com os funcionários do aeroporto ou da companhia aérea pela qual vai viajar.

Com as malas em mãos é só aproveitar bastante o destino!

Por Taissa Renda

Você vai gostar de ler isso aqui também:

  • As praias mais badaladas do Brasil
  • Lugares para viajar com crianças
  • Receba dicas de viagem por e-mail gratuitamente


    Nós enviamos 1 e-mail por dia. Odiamos SPAM.

    Blog BateVolta Viagens

    Os artigos que escrevo são voltados para as pessoas que buscam por informações relevantes ao assunto de viagens, promoções de passagens aéreas e pacotes de viagem, férias, lazer e tudo o que refere-se ao tema. Então aproveite e viaje junto conosco.