5 cidades para curtir a neve Brasil

Neve no Brasil

Não, você não leu errado. Nosso título está corretíssimo! É possível sim curtir um pouquinho a neve no Brasil, mas é claro que as oportunidades não são tão frequentes e a ocorrência está bem concentrada nas regiões serranas dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
O fenômeno meteorológico é uma das maiores atrações turísticas do mundo e no Brasil não é diferente, principalmente porque a neve tem ocorrência bem escassa e limitada em nosso país. Mas, para nevar é necessário que a temperatura esteja próxima de zero graus, com muita umidade e pouco vento. Não é a toa que, em um país tropical como o nosso, as notícias de que vai nevar ou de que nevou em alguma cidade chama tanto a atenção.
O clima do inverno deixa as paisagens e pontos turísticos ainda mais bonitos, e com neve, então… Que tal aproveitar as baixas temperaturas para fugir da correria das grandes cidades e curtir um friozinho com grandes possibilidades de ver a neve?
Separamos as principais cidades brasileiras que registram neve frequentemente, e alguns outros destinos que também valem a pena ser visitados nesta época.

1. São Joaquim – Santa Catarina – Neve Brasil

Uma das cidades mais altas do Brasil, é também a cidade mais fria do Brasil e a mais visitada da Serra Catarinense. Todos os anos, registra temperaturas que podem chegar a 10ºC negativos e fica lotada de visitantes que esperam pela oportunidade de ver a Neve Brasil.
As baixas temperaturas seguem até outubro e, além da neve, a cidade oferece programas para todos os gostos: degustação de vinhos, trilhas na Neve Brasil com tirolesa e escalada e mirantes a quase 2 mil metros de altura.

2. Cambará do Sul – Rio Grande do Sul

A pequena cidade, que fica apenas 200 quilômetros de Porto Alegre, é muito conhecida como a terra dos Cânions (são 60 vales profundos) e capital do mel.
Campeã no ranking de baixas temperaturas, seu rigoroso inverno está sempre entre os lugares mais frios do Brasil. E, como uma típica cidade de interior conserva hábitos antigos, como a reunião familiar e de amigos na cozinha, ao redor do fogão à lenha.

3. Curitiba – Paraná

Um dos melhores destinos culturais do Brasil, Curitiba reúne vários motivos para se apaixonar: etnias, tradições, lazer e entretenimento com parques, praças, bosques, memoriais, além da ótima gastronomia. A capital do Estado do Paraná é uma cidade agradável, charmosa e acolhedora. No inverno, os turistas que visitam a cidade, em busca das mais diversas opções de entretenimento.

4. São Francisco de Paula

Cravada na Serra Gaúcha, São Francisco de Paula está localizada a meio caminho entre Gramado e os parques de Aparados da Serra. Uma localização estratégica, tanto para visitar as cidades badaladas quanto para curtir as reservas naturais.
Com lindas paisagens naturais, muito frio e geadas frequentes, a cidade oferece atrações ligadas ao turismo rural, ao ecoturismo e diversas festas e eventos – em especial a Festa do Pinhão.

5. Bom Jesus

Assim como São Francisco de Paula, também está localizado nos Campos de Cima da Serra e tem a natureza como sua maior atração turística: campos repletos de araucárias, com pequenos capões de mata nativa, rios de águas transparentes e cachoeiras, são algumas delas.

Mais inverno no Brasil
Abaixo uma lista com as cidades brasileiras que não têm registros de neve, mas possuem ótimas atrações e belas paisagens que dão um show a parte no inverno.

Gramado e Canela (Rio Grande do Sul)
Monte verde (Minas Gerais)
Campos do Jordao (São Paulo)
Domingos Martins (Espirito Santo)
Gonçalves (Minas Gerais)
Visconde De Mauá (Rio de Janeiro)
Petrópolis (Rio de Janeiro)

Se antes você pensava que o inverno só servia para ficar em casa, acabamos de mostrar que dá para curtir o frio com boa comida, muita cultura e belas paisagens, aqui bem pertinho!
Então, escolha seu destino e se prepare para viajar no inverno brasileiro!


Assine grátis